segunda-feira, 18 de julho de 2016

Alegoria da Caverna X Monstros S.A.

Pode parecer besteira, mas é uma relação um tanto quanto interessante.
    A alegoria da caverna, criada por Platão, conta a história de prisioneiros que vivem dentro de uma caverna e que não conhecem outra realidade que não esta. A alegoria diz que havia um fogo, em outra parte da caverna (que os prisioneiros não podiam ver), onde uma série de imagens eram projetadas pelas pessoas de fora da caverna, para que estes vejam-as como de fosse um filme, até que, um dia, um dos habitantes da caverna consegue achar um caminho para sair, e descobre que existe todo um mundo a fora. Porém, ao voltar para contar a grande notícia para os outros prisioneiros, estes, uma vez confortáveis dentro da caverna, preferem continuar lá dentro, mesmo sabendo que existe uma outra realidade, antes, desconhecida.
    A relação que pode ser feita com o filme infantil "Monstros S.A." se da pelo fato deste se desenvolver a partir de uma fábrica de energia, feita através de gritos de medo de crianças do mundo humano, a partir de sustos enquanto dormiam. Para os monstros que lá trabalhavam, o único meio de fazer energia para a cidade, era desta maneira, eles achavam que era assim, porque o chefe deles, Sr Waternoose, os dizia. Até que, no desenrolar do filme, os monstros principais, Sullivan e Mike, acabam descobrindo que um outro meio de obter energia é a partir dos risos das crianças, então, ao invés de assustá-las, os monstros passam a brincar com as crianças e fazê-las rirem, a ponto de quererem gritar.
 


A relação ocorre a partir do momento em que, para os monstros trabalhadores, só havia uma realidade, e nunca, nenhum deles teve a oportunidade de buscar saber se havia outra, pois todos viviam no conforto de seus trabalhos e sentiam-se bem assim. Até que, de acordo com as circunstâncias do filme, eles descobrem uma realidade muito melhor, que sempre esteve lá, esperando para ser descoberta.






                                               Perfil da Autora


Mariana Bittencourt

O que estou fazendo aqui não sei, mas pelo menos sei calcular a área de um triângulo equilátero de ângulo dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário