sábado, 16 de julho de 2016

Europa Sob Ameaça

     O terrorismo se originou no século I d.C., mas foi no século XXI que as ações  terroristas se ressaltaram e os movimentos antiterroristas viraram assunto recorrente na mídia.
     O terrorismo moderno originou-se no século XIX no contexto europeu, quando grupos anarquistas viam no Estado seu principal inimigo. A principal ação terrorista nequela época visava à luta armada para construção de uma sociedade sem Estado e para isso, os anarquistas tinham como principal alvo o chefe de estado e não os cidadãos.
     Durante a segunda metade do século XIX, as ações terroristas tiveram uma expansão porém foi no século XX que houve um crescimento dos grupos que optaram pelo terrorismo como forma de luta. Como consequência o raio da atuação terrorista aumentou, surgindo novos grupos, como os separatistas bascos na Espanha, os curdos na Turquia e Iraque, os mulçumanos na Caxemira e as organizações paramilitares racistas de extrema direita no EUA.




     Com o desenvolvimento da tecnologia, as ações terroristas começaram a ter um maior alcance e poder, através de conexões globais sofisticadas, uso de tecnologia bélica de alto poder destrutivo, redes de comunicação, etc...
     No início do século XXI, principalmente após os ataques terroristas nos EUA, estudiosos classificaram o terrorismo em quatro formas: O terrorismo revolucionário, que surgiu no século XX e os praticantes ficaram conhecidos como guerrilheiros urbanos marxistas (maoístas, castristas, trotskistas e leninistas).


  •  O terrorismo nacionalista que foi fundado por grupos que desejavam formar um novo Estado-nção dentro de um Estado já existente como no caso do grupo terrorista separatista Eta, na Espanha.
  •  O terrorismo de estado é praticado pelos Estados nacionais e seus atos se dividem em duas ações. A primeira, seria o terrorismo praticado contra a sua própia população. como exemplo: Os Estados totalitários Fascistas e Nazistas, a ditadura militar brasileira e a ditadura de Pinochet no Chile. A segunda constituiu-se como a luta contra a população estrangeira (Xenofobismo).
  •  E o terrorismo de organizações criminosas, que são atos violência praticados para fins econômicos e religiosos, como a Máfia Italiana, do Cartel de Medellin, da Al Qaeda, etc...

     Mas. por que, tantos ataques terroristas na Europa em 2016? Qual a finalidade de bombardear o Continente Europeu?
     Só esse ano, ocorreram 4 ataques terroristas na Europa, num total de 158 mortos e aproximadamente 436 feridos. Sendo eles:

  1.  Atentado em Istanbul, Turquia, 12 de janeiro 2016, 11 mortos e 15 feridos, responsáveis: Estado Islâmico.
  2.  Atentado em Ancara, Turquia, 17 de fevereiro 2016, 38 mortos e 61 feridos, suspeitos: PYD e PKK.
  3.  Atentado em Bruxelas, Bélgica, 22 de março de 2016, 35 mortos e (incluindo 3 terroristas) e 300 feridos, responsáveis: Estado Islâmico.
  4. Atentado em Nice, Paris, 14 julho de 2016, 84 mortos e dezenas de feridos, responsável: Mohamed Lahouaiej Bouhlet.







              Há vários motivos para a Europa ter se tornado grande alvo de ataques terroristas.

  1.  As recentes operações militares em países como a Síria e o Iraque, contra o Estado Islâmico e no Mali, que também é contra radicais islâmicos.
  2.  O fato da França ter maior comunidade muçulmana da Europa, são estimados em 6 milhões de pessoas, o que corresponde a quase 10% da população.
  3.  A França é o país europeu onde mais saíram jovens para se aliar ao Estado Islâmico na Síria ou no Iraque.


 Segundo o governo, cerca de 1,8 mil franceses estariam participando em movimentos jihadistas nos dois países. Em torno de 600 ainda estariam neles. Desse total, mais de 200 são mulheres, número que só vem crescendo ultimamente.

           Perfil da Autora


Regina Gomes

"Ou soma, ou some" Eu resolvi sumir porque sou de humanas.

Um comentário:

  1. Regina Gomes é mlhr vc somar do q sumir pq a matemátiicaaaaaaaaaa b vai servir para o seu futuróóóó eu sou vidente e vc vai ser prof de matttttttttttt

    PÃO COM QUEIJO PÃO COM QUEIJOOOO É BONNNN

    OBs.: sem mortadelaa

    ResponderExcluir