quinta-feira, 28 de julho de 2016

Cazuza - Ideologia

Achando o significado em versos da música




Meu partido é um coração partido
E as ilusões estão todas perdidas

Nestes primeiros versos, Cazuza faz um jogo de palavras com a palavra "partido". Primeiro, a utiliza como "partido político" e depois como um sinônimo de "quebrado", "destruído". O significado disso, além desse trocadilho, é que nenhum partido político o satisfaz, todos os desapontam e o deixam com o coração partido. Ele critica a ineficiência dos políticos e seus partidos. Na parte das ilusões, ele diz que elas foram perdidas. Essas ilusões seriam a esperança, utópica e ilusória, que os partidos poderiam mudar para melhor. Porém, percebeu que este pensamento não passava de uma ilusão, e perdeu a crença nesta mudança.


Os meus sonhos foram todos vendidos

Tão baratos que eu nem acredito, ah, eu nem acredito

Este trecho mostra como os sonhos e ambições que ele tinha se perderam, sumiram, por perceber a condição péssima que o país se encontra e como essa condição não seria mudada tão cedo. Por isso a parte do "vendido barato". Pois eles não serviam de nada, já que não ocorrerá algo para melhorar a situação.


E aquele garoto que ia mudar o mundo, mudar o mundo

Frequenta agora as festas do Grand Monde, yeah

O primeiro verso passa novamente a ideia de que tudo que ele queria que mudasse e que lutou para mudar não aconteceu e ele desistiu de tentar. "Grand Monde" significa, segundo o dicionário do Google, a alta sociedade. O verso então quer dizer que, o garoto que ia mudar o mundo, desistiu desse objetivo e se juntou a classe alta da sociedade. Ou seja, foi justamente para o lado que queria "derrubar". Para nós vermos o quanto ele desistiu mesmo.


Meus heróis morreram de overdose

Meus inimigos estão no poder

Aqui ele quer mostrar a ironia do mundo. As pessoas cujo ele admira perderam para as drogas (casos como Jimi Hendrix e Jim Morrison, por exemplo) e as cujo ele despreza têm altos catgos políticos. E nada que ele tente fazer pode acarretar em alguma mudança, como dito nos versos anteriores.

Ideologia, eu quero uma pra viver



Quer mostrar a falta de identidade do Brasil e do povo brasileiro. Em uma época de escuridão, não tinham ideia do que fazer, de que ideias seguir para tentar crescer. E era isso, uma ideologia, que Cazuza queria para ele e o país crescer.


                          Perfil do Autor


Gabriel Gomes

Não sou de humanas. Me tirem daqui! Socorro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário