sexta-feira, 22 de julho de 2016

Autism Speaks:

 Uma faceta do Sensacionalismo
No meu ultimo post falei sobre a manipulação da mídia usada para esconder racismo e enquanto simultaneamente tercerizando a culpa de um sistema para um individuo. Agora trago um exemplo de como sensacionalismo junto da exploração do medo e ignorância aleia pode prejudicar uma causa e ferir, direta ou indiretamente um grande numero de pessoas.
                Vamos começar pelo inicio, o que é autismo? Ao contrario do que muitos pensam autismo não é uma doença e sim um transtorno no desenvolvimento cerebral o que significa que não pode ser curado. Uma cura implicaria mudanças físicas evasivas durante a formação do cérebro do individuo, algo completamente não realístico.
Foto de Satoshi Tajiri: homem de negocios, criador de Pokemon, autista e quebrador de expectativas.

 Autism Speaks é uma organização que se autodenomina uma caridade apesar de se dedicar quase exclusivamente a pesquisas genéticas e propagandas apelativas com intuito de assustar pais de crianças autistas e também ganhar a piedade de aqueles que pouco entendem sobre o assunto com táticas como: exploração de crianças em casos extremos de autismo (retratados como a norma quando em realidade são exceção), comparação de autismo com doenças degenerativas como AIDS, etc. Instituições como esta procuram alimentar medos e preconceitos  para conseguir dinheiro. Estes métodos trazem mais alienação para a suposta causa. Não há um único trabalhador em Autism Speaks que seja parte do espectro autista e apesar do seu nome valorizam as vozes daqueles que vivem com autistas que as próprias pessoas com a síndrome.
Grafico, que inclusive demonstra possivel fraude economica.
(Total demonstrado US$67M Total em declaração financeira US$120M)

Este estilo de propaganda é altamente prejudicial em inúmeros aspectos. Pessoas com o transtorno já mencionaram ter pensamentos suicidas por se sentirem um peso para sua família e a sociedade graças ao estigma criado. Existem registros de responsáveis de pessoas no espectro  que mataram a pessoa e receberam pena reduzida e pouca repercussão da mídia por que o assassinato  foi visto como um ato de misericórdia ou causado pelo stress de ter que suportar alguém com tamanhas dificuldades.
As pesquisas mencionadas no parágrafo acima incluem:
 1.estudos, dirigidos por um homem impedido legalmente de praticar medicina, que tem intenção de provar a relação entre vacinas e autismo.
 2. Procura pelo  genoma humano causador de autismo para poder diagnosticar o transtorno antes do nascimento.
¨Basicamente eles (se referindo a Autism Speaks) querem que pessoas como eu não existam em primeiro lugar¨...¨Somos pintados como uma doença, uma tragédia, algo horrível mas nunca como seres humanos . Como podem considerar as implicações éticas e morais de pesquisas genéticas se nem ao menos nos consideram humanos?¨- Palavras de Moro Radec, um membro da comunidade autista que organizou uma campanha na rede social twitter contra a falsa propaganda de Autism Speaks : #notmssgn. Em referencia a iniciativa de pesquisa financiada pela empresa Google.Existem organizações que realmente se importam com a vida dos autistas? É claro que sim! Menos conhecidas e com menos investimentos voltadas a elas por este fato mas com o recente crescimento de vozes (autistas ou não) se posicionando sobre o assunto lentamente Autism Speaks tem perdido credibilidade. 
Incentivo qualquer um que esteja lendo a sempre procurar primeiro se informar de assuntos através de varias fontes e questionamentos antes de cometer um erro como, por exemplo, apoiar uma organização que se assemelha a um grupo de ódio sobre a ideia de estar apoiando a maior caridade voltada a uma doença maligna.

Por ultimo  Deixo um  vídeo de um ¨youtuber¨ famoso dentro do espectro avaliando uma propaganda sensacionalista e oferecendo suas próprias opiniões sobre o assunto em representação da ideia que as vozes daqueles afetados por um assunto sempre devem ser mais altas que as de quem aderem a causa. Desculpem não achar tradução para português. 
Listas de organizações que realmente demonstram interesse com a qualidade de vida de autistas e não são suspeitas de fraude.
http://autisticadvocacy.org/
http://www.goldenhatfoundation.org/
http://www.autreat.com/
http://autismwomensnetwork.org/


                              Perfil da Autora


Isadora Mouffron

"Torna-te quem tu és" - Friedrich Nietzsche

Nenhum comentário:

Postar um comentário