sexta-feira, 1 de julho de 2016

Capitalizando a Alegoria


     A famosa 'Alegoria da Caverna' por Platão, consiste em uma sociedade que vive dentro de uma caverna, onde a única realidade existente para eles são imagens reproduzidas através do fogo nas paredes. Mesmo sabendo que existe sim, um mundo lá fora, eles se sentem muito confortáveis dentro deste 'refúgio' e não tem a menor vontade de explorar o mundo 'desconhecido'. 
     Bem parecido com a realidade atual, não? Pense bem, você tem uma rotina fixa, baseada em trabalho ou estudo, deveres e direitos, e esta, poucas vezes é diferenciada, ou seja, você está preso neste ciclo, como os prisioneiros da caverna.
     Você chega em casa e liga sua televisão, uma realidade paralela em que você mergulha de cabeça, esquecendo-se do mundo real, nem que seja por um instante, e se diverte, pois é aquilo que te faz relaxar.
     Neste mesmo tempo você pensa em comer algo, como uma boa e saborosa pizza de uma pizzaria famosa, e de acompanhamento um refrigerante de cola, que sentiu desejo ao ver o comercial de um certo urso polar, desbloqueia seu celular de marca famosa e de alto valor para apenas fazer seu pedido, e paga com seu cartão de crédito que promete ser capaz de te comprar o impossível. De sobremesa, por que não um pote de creme de avelã importado? Ou até mesmo uma bala de gelatina com preço que chega a ser abusivo?
     Ao se preparar para dormir, toma um banho com shampoo que custa metade de um salário mínimo e toalhas felpudas de algodão prateado, deita em um colchão que afirma que você passa um terço de sua vida sobre ele, e coloca seu despertador para tocar de madrugada, que será seu pote de ouro, já que é de lá que você comprou sua televisão, pagou seu cartão, escolheu seu shampoo e troucou de telefone mês passado.
     Não sei se você percebeu, mas você faz parte de uma Alegoria como a de Platão, só que em vez de uma caverna, você está preso no capitalismo.

                           Perfil da Autora


  Katharina Leal


Muita exatidão pra uma humana.

Um comentário: