domingo, 17 de julho de 2016

Prioridades

No ano de 2009 a cidade do Rio de Janeiro foi escolhida para sediar um dos maiores eventos esportivos do mundo, os Jogos Olímpicos. Que ocorrerá em Agosto de 2016 e desde então, foram promovidas diversas mudanças na cidade, repercutindo entre os cariocas um grande questionamento : "o Rio de Janeiro está mesmo preparado para tal evento?"
Os Jogos Olímpicos é um grande evento internacional, exibindo 42 modalidades, sendo seu objetivo promover uma competição sadia entre os cinco continentes. Contudo, é necessário uma melhor avaliação por meio dos responsáveis, pela escolha das cidades que irão sediar. Pois nem todas tem infraestrutura, verba ou organização para tal.
O Brasil é um país emergente, conhecido mundialmente pela incapacidade de investimento nas áreas básicas, como educação, saúde e segurança. Sendo o fator principal colocado pelos governantes a falta de verba. Logo, se não há capital para investir nos pilares de um país, não haveria de ter para eventos tão grandiosos como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. Mas do mesmo modo, eles ocorrem.
Sempre bem organizados, compostos por obras colossais entre toda a cidade, que custam muitos milhões, servindo de faixada, para depois que o evento passar ser desmontada ou desmoronar naturalmente. De música popular que na maioria das vezes envolve o corpo da mulher como objeto sexual, sem nunca dar os créditos para os verdadeiros artistas nacionais do mpb por exemplo. De policiamento como força nacional, polícia civil e militar que durante o restante dos 365 dias nunca estiveram tão presentes.
É notável a dedicação do prefeito, governador, presidente e todos os responsáveis para fazer o melhor para tal evento. Mas é desagradável andar pela cidade, observando minunciosamente todos os feitos e enxergando a ideia principal: uma maquiagem. A frase mais ouvida pela professora de história "obras para inglês ver". Todo o esforço para transformar a cidade bonita, com os argumentos de que serão legados para o povo, não passam de uma estratégia, com o objetivo de seduzir turistas inocentes, que conhecem o país que só existe durante as Olimpíadas.
É necessário repensar, refletir e se questionar. Analisar os fatos e tirar suas próprias conclusões, principalmente sobre situações que ocorrem em nossa própria cidade. Os jogos Olímpicos é sim um evento sensacional, mas não para nosso país sem preparo. Prioridades são prioridades.


                    Perfil da Autora

Beatriz Souza

Mente de biológicas, alma de humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário