quarta-feira, 13 de julho de 2016

Nacionalismo

    O nacionalismo é um movimento político que exalta os valores de um país e busca preservar a nação como entidade, defendendo seus territórios, seus valores linguísticos e culturais contra qualquer manifestação externa. É muitas vezes confundida com patriotismo, que por sua vez é a manifesta de respeito ao símbolo e cultura de determinada Pátria.


     O nacionalismo é uma ideia perigosa, pois pode ser usada por governos para manipular e cegar a população, a medida que o povo deixa de ver e questionar medidas por este tomadas, por mais absurdas que elas sejam, com a desculpa de que é feito para fortalecer a nação. O nacionalismo esteve presente em grande parte das guerras pelo mundo, desde o alistamento de soldados, quanto para acirrar as rivalidades entre os países e iniciar as guerras.


    Durante a 1ª Guerra Mundial, os países expansionistas usaram da ideologia nacionalista para iniciar a expansão imperialista e graças ao nacionalismo também começou a formentar sentimentos revanchistas de alguns países europeus que perderam seus territórios. Já na 2ª Guerra Mundial o partido nazista começou a ganhar força através da promessa de reerguer a Alemanha que estava destruída após a 1ª Guerra Mundial. Quem também usou do nacionalismo foi o governo fascista italiano de Mussolini. Ambos tinham como objetivo, um estado forte e absoluto e a devoção da população e seus governantes.
     Uma forte arma na 2ª Guerra Mundial, por ambos os lados, foi a propaganda que espalhava na população a vontade de lutar pelo seu país. Atualmente é preocupante na Europa alguns grupos nacionalistas com membros associados aos nazistas conhecidos como hooligans, que brigam para defender sua "etnia" e seu país de origem. Entenda mais em: http://espn.uol.com.br/post/605696_como-os-hooligans-tomaram-conta-da-eurocopa. 
    Ao olhar os fatos fica claro que o nacionalismo é uma ideologia que inicialmente tem ideias positivas, porém, pode ser facilmente utilizada como meio de manipulação da massa popular.


                         Perfil do Autor

Leonardo Penkaitis

Só sei que nada sei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário